
Elaboração de perguntas: Gooxe
Realização: Poetaz Loucoz / Divulga! / H.BCold R, rapper representante da Baixada Santista, mais precisamente São Vicente, realizou uma entrevista exclusiva com o portal Divulga! Segue o papo para conhecer mais sobre esse mano q faz um gangsta rap de responsa e recentemente lançou seu primeiro cd solo intitulado "Diretamente de São Vicente"
01- Divulga! :Fale um pouco sobre como passou a se interessar por música e quando decidiu fazer rap.
Cold R: Eu sempre gostei de música, principalmente música que relatasse a realidade da rua e tal, até pq eu sempre me envolvi com a rua e tal, tipo eu aprendi muita coisa com ela...mas no começo eu me identifiquei mais com o funk da antiga e tal....que relatava muito a rua, entre outras coisas, muito diferente do que rola hoje...depois eu fui me envolvendo com o rap e conheci alguns manos que me mostraram raps tanto nacionais como gringos...fui me identificando mais...parando de escutar funk e começando minha coleção de cds, ai bateu a vontade de querer cantar, porém foi ai que dei uma atenção maior ao rap comprando mais cds e conhecendo mais o rap e tal....só depois de dois anos que bateu a vontade de estar cantando que eu fui começar a cantar.
02- Divulga! :Pq o nome Cold R?
Cold R: Cold significa gelado, frio, etc..em inglês e “R” é a sigla inicial do meu nome que é Rafael...a pronuncia do meu nome é em inglês, pq eu penso em estar não só sendo ouvido aqui como em muitos lugares no mundo...e até o Cold no meu nome vêm de influências como Cold 187'um e Cold World Hustlers.
03- Divulga!: Recentemente vc lançou o trabalho "Diretamente de São Vicente". Quais foram os principais obstáculos para por ele nas ruaz?
Cold R: Até hoje é um grande obstáculo pra mim estar lançando e a falta de dinheiro...muitos não se interessam em estar patrocinando e tal...mas eu mesmo nem me interesso em ter outra pessoa dando dinheiro e mexendo no que é meu...prefiro correr sozinho mesmo...a caminhada é difícil, mas eu amo isso e vou até o fim...mas eu serei o meu próprio patrão.
04- Divulga!: Você já fez sons com vários segmentos do rap como o horrorcore, o gospel rap e o gangsta rap em si, vc nota alguma diferença em trabalhar com esses sub-gêneros do rap? Para cada estilo se exige uma forma de lidar na hora da criação? Ou a diferença não vai muito além do estilo de escrita?
Cold R: Não é só no estilo da escrita né?...Vc tem que estar bem convicto do que for escrever...eu mesmo me dedico muito a estar escrevendo o português correto e usando linguagens que tem a ver com o estilo q estarei cantando...claro no gangsta rap a linguagem é rua, então muitas coisas são ditas em gírias e disso eu abro exceção e coloco as gírias, até para que as pessoas que eu quero passar uma mensagem se identifiquem com a mesma.
05-Divulga! :Qual sua maior fonte de inspiração e geralmente onde vc costuma escrever suas letras?
Cold R: Minha maior fonte de inspiração é o dia-a-dia da rua...dinheiro, drogas, vadias, trampo, enfim tudo que acontece ao meu redor e com as pessoas que me cercam...geralmente eu escrevo minhas letras no único quarto que há na minha casa....gosto de escutar a base quando estou fazendo a letra para assim dar um ritmo mais apropriado a idéia.
06- Divulga!: Muitos citam a Baixada Santista como um grande pólo em ascensão de novos bons rappers, vc como participante desse território, o q vc atribui esse destaque?
Cold R: Bom, aqui sempre teve talentos dentro do rap...desde o finado Coban, como muitos grupos que vieram aí da antiga, e que também serviram de inspiração pra mim....aqui nós não somos unidos, talvez isso fosse um obstáculo muito difícil de estar ultrapassando....mas a dedicação de muito grupo está fazendo com que a Baixada se destaque no cenário do rap nacional....independente do estilo...conheço muitos grupos talentosos de outros estilos de rap que também são daqui.
07-Divulga!: O q vc pensa sobre essa nova era q entrou a indústria da música, com cds sendo baixados ilegalmente? Quais os pontos negativos e positivos q vc acha q afeta sua música diante desse comportamento de muitos usuários?
Cold R: O ponto positivo é a divulgação...suas músicas chegam em lugares que vc não tem nem idéia que existe....o ponto negativo é a venda do cd...hoje ninguém mais quer ter original..muita gente me acha talentoso, mas prefere puxar meus sons na net do que me apoiar comprando o meu cd.
08-Divulga!: Qual sua posição entre o rap se inserir na grande imprensa?
Cold R: Pra mim é bem válido....o problema é mudar ou não mudar sua postura diante da grande mídia....se eu tiver oportunidade de estar na grande mídia, não mudarei minha postura...claro q a linguagem tem q ser moderada, porém a postura tem que ser a mesma....tanto na rua como no palco.....tanto no msn conversando a dois, como na televisão conversando com milhões.
09-Divulga!: O que seus fãs podem esperar para novos projetos ou trabalhos?
Cold R: Músicas cada vez melhores...me dedico a estar sempre melhorando...não paro de escutar sons que ainda não lancei....pra mim a melhor música minha é a q ainda virá.
10-Divulga!: Mande um salve ou complete algo q queira sobre a entrevista.
Cold R: Eu gostaria de estar mandando um salve ao Wagner de Minas que me apresentou o Gooxe....ao Gooxe pelo espaço e pela seriedade do seu trabalho....aos meus manos...vocês sabem quem são vocês....e aos que estão na caminhada no jogo da vida! NAO ODEIEM O JOGADOR...ODEIEM O JOGO!!
0 comentários:
Postar um comentário